Pessoas que travam uma batalha diária contra a balança sabem muito bem como é difícil resistir às tentações de guloseimas que nos envolvem. Se você por ventura se excede e joga a culpa nos malditos doces e massas que lhe exigiram atenção, perdoe-se um pouco: seu cérebro é o verdadeiro mentor dessa atração.
Cientistas de Maryland (EUA) estão cada vez mais convencidos de que a luta contra o excesso de peso é uma batalha que se vence no cérebro, e não propriamente no estômago, daí a necessidade de buscar novas técnicas mentais para ajudar pessoas com esse problema. A origem para a nossa, digamos, atração por alimentos altamente calóricos, segundo pesquisadores, remonta à pré-história, quando o homem acordava todos os dias com uma única preocupação na cabeça: conseguir algo para comer.
Nessa luta diária pela sobrevivência, o homo sapiens foi aprendendo a dar preferência a alimentos calóricos, que podem nos deixar alimentados de maneira mais eficaz.Essa é a raiz de nossa predileção por comidas que, hoje em dia, como temos muita comida a disposição tendemos a acumular muita gordura, o que não é bom para a saúde.
Nós sentimos necessidade de comer devido à Grelina, o chamado “hormônio da fome”. A Grelina é secretada pelo pâncreas e é levada ao cérebro através de neurotransmissores, avisando à nossa mente que precisamos nos alimentar. O problema é que nosso organismo aprendeu, ao longo dos anos, a desejar alimentos calóricos, tais como chocolates, bolos e outras coisas gostosas cheias de carboidratos, sem a necessidade desse “aviso prévio” da Grelina. É por isso que cometemos uns deslizes nos regimes.
O cérebro passa a ver os doces como uma espécie de “remédio”: se você está ansioso, é ativado o desejo por carboidratos, se você está estressado, é ativado esse mesmo desejo, se está triste, se está nervoso… o alimento calórico nos preenche mentalmente ainda que o estômago não necessite. Esse é o grande desafio de quem luta contra a balança: dominar a mente. [hypescience]
3 comentários:
Muito interessante esse post. Parabéns pelo blog!
Da um pulinho no meu para conhecer:
http://beladoblog.zip.net/
**-**Beijinhos**-**
Merda de post! o título não condiz com o que está escrito!! Fala ei fodãoo: comofaz?
Pelo post, esta de parabéns. Muito bem escrito e esclarecedor. Porém como o amigo "Anônimo" disse o título não condiz com o que esta escrito, pois não mostra uma solução.
Postar um comentário