segunda-feira, 21 de abril de 2014

Noé (2014)

• Título original: Noah
• Direção: Darren Aronofsky
• Roteiro: Darren Aronofsky, Ari Handel
• Gênero: Drama/Fantasia
• Origem: Estados Unidos
• Duração: 138 minutos
• Tipo: Longa-metragem
• Idade indicativa: 14 anos
• Elenco: Russell Crowe, Ray Winstone, Jennifer Connelly, Emma Watson, Anthony Hopkins, Logan Lerman, Douglas Booth

Sinopse: Noé vive com a esposa Naameh e os filhos Sem, Cam e Jafé em uma terra desolada, onde os homens perseguem e matam uns aos outros. Um dia, Noé recebe uma mensagem do Criador de que deve encontrar Matusalém. Durante o percurso ele acaba salvando a vida da jovem Ila, que tem um ferimento grave na barriga. Ao encontrar Matusalém, Noé descobre que ele tem a tarefa de construir uma imensa arca, que abrigará os animais durante um dilúvio que acabará com a vida na Terra, de forma a que a visão do Criador possa ser, enfim, resgatada.

***ATENÇÃO SPOILER***

Resenha:
O filme aborda uma das mais famosas histórias da bíblia, que todo mundo já deve ter escutado quando criança, sobre a arca de Noé. E como todo filme baseado em histórias literárias, sabemos que até hoje não existe nenhum cineasta capaz de ser 100% fiel ao texto original. Ainda mais sendo um texto bíblico, que pode ser um assunto muito delicado para alguns.

Noé, descendente direto da linhagem de Adão e Eva, vive com a esposa Naameh e seus três filhos legítimos Sem, Cam e Jafé e uma filha adotiva Ila, em um mundo destruído onde o homem mata, consome todos os recursos e destrói tudo. Ao receber visões do criador ele passa por várias dificuldades para realizar os desejos de Deus, e tem a missão de construir uma Arca, levar consigo um casal de animais de todas as espécies para um “novo mundo”. No decorrer do filme existe um paradoxo de que Noé deve proteger sua família do homem, mas quando sua filha Ila esta gravida então ele deve matar as crianças após o parto para não dar continuidade com a raça humana no novo mundo, ou seja, salvar o mundo do homem, dele mesmo.

Eu já tinha assistido o "Cisne Negro" e o "Réquiem para um sonho" dirigido também pelo Darren Aronofsky e achei os dois filmes muito bons, mas pode-se dizer que o filme Noé tem algumas cenas angustiantes e não é um filme que eu gostaria de olhar duas, três ou mais vezes, mas também não achei o filme ruim, mas vale a pena olhar o filme para tirar suas próprias conclusões.

Pontos positivos: 
Bons atores;
Fotografia incrível de paisagens, com técnicas de Time Lapse em algumas cenas, interessante para amantes da fotografia;
O filme foi super produzido e os efeitos especiais chamam a atenção.


Nenhum comentário: